Você já ouviu falar no
Dia Mundial dos animais? A
data é celebrada no dia 4 de outubro e chama a atenção sobre a importância de
preservar a vida de todas as espécies. Também relembra o direito dos animais domésticos e selvagens.
Pensando nisso, separamos um conteúdo para você entender como a data surgiu, porque preservar a vida dos bichos é importante e como ajudar e denunciar os maus tratos.
Como o Dia Mundial dos Animais surgiu?
Em primeiro lugar, tudo começou no dia 8 de maio de 1931 ,em Florença, na Itália. Nesse dia, vários órgãos de proteção animal se reuniram no Congresso Internacional de Proteção Animal e escolheram uma data anual para celebrar a proteção animal.
Porém, o dia escolhido foi 4 de outubro, que também é conhecido como Dia de São Francisco de Assis. Sob o ponto de vista da tradição cristã, ele é considerado santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia.
Declaração dos direitos dos animais
Apesar disso, da data ter sido estabelecida em 1931, ela só passou a ser comemorada e a ganhar destaque internacional em 1978. Nesse ano em especial, a UNESCO lançou a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Segundo esse documento, que tem 14 artigos, todo animal tem direito a ser respeitado e a viver sob condições próprias para a espécie.
Dia Nacional dos Animais de Estimação
Sob o mesmo ponto de vista, no Brasil existe um dia que serve para comemorar os direitos dos animais de estimação. Esse dia é 14 de março. A data procura conscientizar os brasileiros sobre a importância de oferecer condições de vida adequadas para seus animais domésticos e sobre os problemas que os maus tratos causam.
Por que conviver com um pet faz bem?
Meu pet pode contrair ou transmitir coronavírus?
Porque devemos preservar a vida dos bichinhos?
O Dia Mundial dos Animais é para a proteção dos animais, combate ao tráfico ilegal e maus tratos. Bem como também serve para conscientizar todas as pessoas sobre a vulnerabilidade dos bichinhos. Os animais silvestres, por exemplo, são essenciais para a manutenção da vida selvagem, pois atuam sobre a vegetação, polinização, dispersão de semente e mantém o equilíbrio da cadeia alimentar.
Enfim, como eu posso contribuir?
Existem diversos coisas que nós podemos fazer para ajudar na preservação da vida animal, elas incluem:
- Conhecer marcas que não testam em animais;
- Não usar roupas de origem animal;
- Se decidir ter um bichinho de estimação, opte pela adoção;
- Ajudar a preservar o meio ambiente e incentivar os outros a fazer também;
- Sempre tratar os animaizinhos com muito amor e carinho
Como denunciar maus tratos animais?
O dia 4 de outubro existe também para alertar sobre a violência contra os animais. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de fevereiro de 1998, maltratar animais é crime. Então algumas ações que configuram maus tratos são: abandonar, ferir, manter preso, envenenar, capturar animais silvestres, não proteger das condições climáticas e não fornecer água ou comida.
Agora, se presenciar qualquer situação de maus tratos, denuncie para Polícia Militar pelo número 190 ou vá até uma delegacia. Se forem espécies exóticas ou animais silvestres, acione o Ibama (0800 061 8080).
Saúde animal: nutrição para a qualidade de vida do seu pet
A qualidade de vida do seu pet é um dos direitos defendidos pela campanha. Uma boa alimentação e cuidados com quaisquer tipos de doenças e alergias são essenciais para manter uma boa saúde.
Portanto, pensando nisso que a Farmácia Miligrama tem uma linha exclusiva e destinada a oferecer os melhores cuidados para o seu cachorro ou gato: a MiliPet. Nós sabemos que o seu pet é único e merece os melhores cuidados. Confira a nossa linha pet e garanta os melhores cuidados para seu animal de estimação.