Assim como os seres humanos, os pets idosos também precisam de cuidados especiais para ter qualidade de vida nessa nova fase. Um pet pode ser considerado idoso quando já viveu ¾ da expectativa de vida. Isso corresponde a mais ou menos 7 anos, dependendo da raça. Os cães e gatos também mudam quando envelhecem. Essas transformações pode ser físicas ou comportamentais, como:
- Pelos esbranquiçados
- Podem ocorrer escapes de xixi ou coco fora do lugar que aprenderam
- Preferem brincadeiras mais calmas e evitam correr ou pular demais
- Passam mais tempo dormindo
- Alterações no humor e temperamento
- Apetite mais seletivo
- Perda da audição, visão e olfato de forma gradual
Se você percebeu qualquer um desses sinais, pode ser que o seu pet esteja começando a sentir os efeitos da idade. Por isso, é importante uma consulta com o veterinário, para garantir que a saúde dele se mantenha em dia.
Quais cuidados eu preciso ter com os pets idosos?
Check-ups regulares
As idas ao veterinário serão mais frequentes. O ideal é que ele volte a cada 6 meses para que qualquer doença que ele possa ter seja diagnosticada precocemente e tratada o mais rápido possível.
Adeque a alimentação dos pets idosos
Os pets idosos têm uma necessidade energética menor porque o metabolismo deles se torna mais lento e eles ficam menos ativos. Isso torna mais importante ainda manter uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes e com menos calorias. Optar por rações que sejam da categoria “sênior” é ideal.
Idas frequentes ao banheiro
Com o passar da idade, a capacidade da bexiga de segurar urina diminui. Também soma-se a isso o fato da mobilidade do pet diminuir um pouco. Portanto, é importante posicionar o tapete higiênico num lugar não muito longe da cama e de fácil acesso pelo bichinho.
Menos passeios e mais horas de sono
A duração dos passeios vai depender da quantidade de energia que ele tem. Se estiver cansado não force a caminhada. Além disso, a quantidade de horas que ele vai passar dormindo será maior, por isso é importante deixar a caminha dele arrumada e quentinha, especialmente nos dias mais frios.
Carinho e paciência com os animais idosos
É importante lembrar que nessa fase momentos de confusão são normais, por isso tenha paciência com ele porque a mobilidade também poderá ser menor e ele vai se movimentar mais devagar, mas tente acompanhar o ritmo dele. Um pet mais idoso requer cuidados como qualquer outro. Prestar a atenção nesses detalhes pode melhorar muito a qualidade de vida do seu companheiro e garantir que ele passe pela velhice de uma forma mais tranquila. Já conhece a Milipet? É uma empresa da Farmácia de Manipulação Miligrama, que existe há mais de 17 anos no mercado magistral. A Milipet surgiu da união do amor pelos pets e pelas formulações especiais, fornecendo o melhor tratamento para garantir o bem-estar do seu pet. Tudo isso por meio de formulações personalizadas, com sabores e formas farmacêuticas diferenciadas.