O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 8 de março. A data foi criada em para celebrar e marcar a luta pelos direitos das mulheres em busca de uma sociedade mais justa.
Quando o Dia Internacional das Mulheres foi criado?
A data surgiu em 1917, mas só foi oficializada quase 60 anos após a sua criação, em 1975, durante uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). Diferente de outras datas comemorativas, esse dia não foi criado pelo comércio, mas sim com o intuito de celebrar as conquistas e reforçar o que é necessário mudar.
Qual é a origem dessa data?
A ideia de ter uma data para comemorar a luta feminista tem origens diversas. Alguns pesquisadores dizem que ela surgiu nas primeiras etapas da Revolução Industrial, no século XIX.
Outros apontam que iniciou na Revolução Russa, quando mulheres russas almejavam melhores condições de vida, trabalho e o fim da 1ª Guerra Mundial.
Porém, de todas as teorias, a que mais é aceita é que o Dia Internacional das Mulheres surgiu depois de uma conferência na Dinamarca que buscava direitos igualitários. Depois foi consolidada devido ao histórico incêndio em Nova York, na fábrica Triangle Shirtwaist Company. Dois anos antes dessa tragédia, as mulheres nova-iorquinas que trabalhavam na fábrica teriam feito uma grave para terem melhores condições de trabalho e direito ao voto feminino. A fábrica recusou as reivindicações.
Por que devemos celebrá-la?
A ocasião serve para celebrar os avanços e conquistas das mulheres na sociedade em todas as áreas. Também é uma oportunidade para reforçar e aumentar a conscientização em relação à desigualdade de gênero, contra a violência e o machismo.