Condicionador ou máscara capilar? Os dois produtos são indispensáveis num tratamento capilar, ainda mais quando se quer um cabelo com aspecto hidratado e macio. Mas você sabe quando usar o condicionador ou a máscara? E qual é a função de cada um? Se a resposta foi “não”, a gente vai te contar agora!
Algumas pessoas dizem que um pode substituir o outro, porque os dois produtos têm a função de selar as cutículas que o shampoo abriu. Mas cada um deles tem uma hora apropriada. Veja só:
Quando usar o condicionador?
O condicionador é um produto para o uso diário, ele tem a função de devolver o óleo natural para o cabelo. Isso permite que seja criada uma camada de proteção para o brilho e nutrição. O condicionador age externamente nos fios e contribui em muito para a maleabilidade dos fios, o que ajuda com o brilho do cabelo também.
Além de proteger os fios contra danos da exposição ao sol, vento e poluição e desembaraçar o cabelo, ele também auxilia a equilibrar o pH das mechas. Mesmo se o seu cabelo for oleoso ou muito fino, um pouco de condicionador nas pontas pode mudar a saúde capilar.
Esse produto deve ser aplicado somente no comprimento do cabelo e nunca no couro cabeludo, porque o acúmulo dele vai causar caspas e outros problemas do gênero.
Quando usar a máscara capilar?
A função da máscara é recuperar os fios danificados e ressecados. Elas agem não só externamente, mas internamente no cabelo, ajudando na recuperação dos nutrientes como os lipídios ou proteínas que são perdidos. Podem ter a função de hidratar, nutrir e recuperar e cabe a você decidir qual usar para as necessidades do seu cabelo.
Diferente do condicionador, a máscara capilar não é de uso diário e pode ser usada uma vez por semana ou a cada 15 dias. Se usada todo dia, ela pode causar o efeito inverso e deixar o cabelo ressecado e desnutrido. Mas a sua principal função é hidratar e reconstruir, devolvendo ao cabelo o aspecto saudável e nutrido.
A ordem de aplicação faz diferença?
Nos dias em que você optar pelo tratamento completo e for usar máscara a ordem importa e vai interferir no resultado final de maneira significativa. Como a função do condicionador é de selar os fios e o da máscara é hidratar, o certo é usar a máscara capilar primeiro para nutrir e hidratar o cabelo e depois aplicar o condicionador, para que ele sele as mechas mas mantendo os nutrientes agindo ainda no cabelo.