A
alopecia pode afetar a autoestima tanto de homens quanto de mulheres. Há várias causas e tipos dessa condição, sendo mais comum no couro cabeludo. Continue lendo para saber mais sobre ela, como preveni-la e tratá-la.
O que é alopecia?
A alopecia é um distúrbio que
interrompe o ciclo de vida dos cabelos, podendo afetar qualquer parte do corpo, mas é mais perceptível e frequente no couro cabeludo. Essa condição pode ser temporária ou permanente.
Nessa condição, ocorre uma queda excessiva de cabelo ou pelo, deixando o couro cabeludo ou a pele, antes cobertos, visíveis.
O que causa essa condição?
As razões podem ser diversas, por isso é importante
sempre buscar acompanhamento médico, pois cada caso e organismo são únicos.
No entanto, podemos destacar as principais causas: estresse, medicamentos, infecção fúngica no couro cabeludo, uso excessivo de produtos químicos, doenças, período pós-parto, flutuações hormonais, deficiência de proteínas e também tratamento contra o câncer. Além disso, é importante ressaltar que fatores genéticos e hereditários também podem influenciar o surgimento da alopecia.
Quais são os principais tipos de alopecia e suas características?
Alopecia androgenética
Também conhecida como calvície, é o tipo mais comum e tem origem genética. Pode começar na adolescência, mas se torna mais evidente na fase adulta. Inicialmente, os cabelos ficam mais finos e, gradualmente, o couro cabeludo fica mais visível.
Alopecia areata
Nessa condição, as células ao redor do folículo capilar começam a atacar, impedindo a produção de novos fios de cabelo. Afeta mais os jovens e é classificada como uma doença autoimune ou emocional.
Alopecia por tração
O folículo é danificado de forma irreversível. Isso acontece principalmente quando a pessoa puxa muito o cabelo ao fazer penteados.
Alopecia traumática
É quando a pessoa tem o hábito de arrancar os pelos ou cabelos por conta própria ou sofre algum impacto que causa a queda.
Eflúvio telógeno
Nós já
explicamos isso aqui no blog, mas resumindo, o eflúvio telógeno é uma queda acentuada de cabelo, mais do que o normal. Ocorre após algum evento desencadeador (doença, estresse, etc.) e pode ser temporário ou crônico.
Alopecia cicatricial
Esse é um tipo mais raro. O folículo capilar é afetado por inflamações e tecido cicatricial cresce em seu lugar, impedindo o crescimento de novos fios. Também podem ocorrer lesões no couro cabeludo, coceira e inchaço.
Alopecia frontal fibrosante
Mulheres na fase pós-menopausa são as mais afetadas por esse tipo de alopecia. As sobrancelhas e axilas têm menos pelos e a linha do cabelo recua. Também podem surgir manchas e erupções na pele.
Alopecia seborreica
É uma consequência da dermatite. Além da perda de cabelo, apresenta sintomas como descamação, vermelhidão e coceira.
Como tratar?
Exceto no caso da alopecia areata, os outros tipos de alopecia requerem tratamento realizado por um profissional qualificado. Nosso produto,
Minoxihard loção capilar, pode ser incluído no tratamento, estimulando o crescimento dos fios graças ao
Trichoxidil, que é até 3 vezes mais potente que o minoxidil.